A Agência de Notícias Lusa deu hoje destaque ao novo espaço que ontem estreou na Regional do Centro, "O Som das Histórias", numa parceria da rádio com o serviço de leitura para deficientes visuais da Biblioteca Municipal de Coimbra.
«A Rádio Regional do Centro (RRC) emite um programa que permite aos cegos ouvir e descarregar via 'podcast' contos e pequenas histórias infantis sem edição em Braille e gravados por voluntários.
Com duração de cerca de dez minutos, o programa “O Som das Histórias”, cuja primeira emissão foi emitida esta semana, surge às quartas-feiras, às 17:30, através da frequência 96.2 FM da RRC, emitida a partir de Condeixa-a-Nova.
O projeto surgiu de uma parceria entre a RRC e o serviço de leitura para deficientes visuais da Biblioteca Municipal de Coimbra, coordenado por José Guerra, que durante vários anos presidiu à ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal.
“Há pessoas que não sabem ler Braille e achamos que esta era a melhor maneira de dar a conhecer o nosso serviço e uma forma de criar incentivos à leitura”, disse hoje à agência Lusa José Guerra.
O objectivo do programa é levar aos cegos e amblíopes pequenas histórias e contos para crianças, sobretudo os não editados em Braille, mas a ideia é alargar depois a outro tipo de obras.
O serviço de leitura para deficientes visuais da Biblioteca Municipal de Coimbra iniciou há cerca de um ano a gravação de livros, que permitiu a este público aceder em 2011 a 26 obras de ficção e romances.
“Temos livros que demoram 20 a 30 horas a serem lidos. Optamos por livros infantis porque são de leitura rápida e todos nós somos um pouco crianças”, afirmou José Guerra, admitindo que, numa segunda fase, possam ser incluídos excertos de livros mais densos no programa desta estação emissora do grupo editorial Media Centro.
A gravação dos livros é feita nos estúdios daquele serviço municipal e assegurada por voluntários, sobretudo aposentados e estudantes, mas há também crianças de 12 e 13 anos.
O primeiro programa radiofónico, com duração de cerca de sete minutos, mostrou às crianças invisuais “A Casa da Mosca Fosca”, de Eva Mejuto.
As histórias ficam disponíveis no site http://www.radioregionalcentro.com/, a partir do qual podem ser descarregados os ficheiros mp3, de forma gratuita.
“Este serviço vem demonstrar que em Coimbra também se fazem coisas interessantes a pensar nos deficientes visuais e que lhes facilitam a vida”, disse à Lusa Carlos Gaspar, responsável comercial da RRC, sublinhando que se trata de uma “parceria gratuita, de serviço público”.
Lusa/rrc/telefoniadouro
0 comentários:
Enviar um comentário